DÚVIDAS


1. Porque devo comer mais frutas e legumes e menos produtos de origem animal?

A produção das frutas e dos legumes liberta menos quantidade de azoto reativo para o ambiente do que a produção de carnes e outros produtos de origem animal. Por isso, comer mais frutas e legumes e apenas a quantidade de carnes recomendada, faz melhor à saúde e ao ambiente também.

2. Porque é melhor consumir carne de aves em vez de carne de vaca?

As carnes de vaca, porco e aves dão origem a diferentes quantidades de azoto perdido para o ambiente. Por isso deves variar todas as carnes na tua alimentação, e não consumir sempre, por exemplo, carne de vaca. Preocupa-te também em comer as doses que são recomendadas pelos médicos. Não comas mais carne do que o necessário para o teu crescimento, e lembra-te que deves também comer vegetais. Comeres as doses certas faz com que fiques mais saudável e reduzas a libertação do azoto reativo para o ambiente.

3. O que é a dieta mediterrânica?

A Dieta Mediterrânica é um tipo de alimentação praticado pelas pessoas que vivem nos países que contornam o mar Mediterrânico, situados a Sul da Europa e no Norte de África. Foi considerada pela UNESCO Património da Humanidade. Esta dieta baseia-se no elevado consumo de legumes, cereais e frutas, no consumo moderado de leite e ovos e num baixo consumo de carnes. As carnes têm mais quantidade de azoto, uma vez que o azoto é o principal componente das proteínas. Mas as proteínas vegetais são também importantes para a tua saúde e é por isso que a dieta mediterrânica é considerada saudável.
Por isso, a dieta mediterrânica é tão boa para a nossa saúde como para o ambiente.

4. Porque devo servir-me apenas do que vou comer, em vez de encher o prato?

Se encheres o prato e tiveres mais olhos que barriga, vais desperdiçar muita comida. Um terço da comida que é preparada no mundo, vai para o lixo. Se reduzires o desperdício vais reduzir a quantidade de bens alimentares, o que leva a uma redução da quantidade de azoto libertada para o ambiente.
Além disso, lembra-te que existem muitos meninos a passar fome no mundo e não se deve desperdiçar comida.
Existe uma empresa em Portugal chamada Refood que tem como objectivo combater os desperdícios alimentares. Quando existem sobras de comida eles vão a casa das pessoas e também a restaurantes e levam essas sobras para as pessoas que necessitam.
Lembra-te que é melhor servires-te segunda vez se ainda ficaste com um bocadinho de fome, do que deitares fora comida que já não te apetece comer.

5. Porque devo poupar electricidade e gás em casa?

A eletricidade e o gás utilizados na tua casa requerem a queima de combustíveis fósseis. Os combustíveis fósseis são substâncias retiradas da natureza, como por exemplo o carvão, o petróleo e o gás natural. Estas substâncias emitem formas reativas de azoto para o ambiente por isso, diminuindo o seu consumo, diminui-se também a emissão dessas formas reativas de azoto. Apaga sempre a luz quando saíres do teu quarto e desliga as tomadas quando deixares de jogar os teus jogos. Ajuda os teus pais a poupar dinheiro e defende o ambiente.

6. Porque devo andar mais a pé, de bicicleta e utilizar os transportes públicos?

Praticar exercício físico, tal como andar a pé e de bicicleta, faz muito bem à saúde e são os meios de transporte mais saudáveis e que não causam problemas para o ambiente. Os transportes públicos são uma ótima alternativa aos carros, uma vez que transportam uma maior quantidade de pessoas ao mesmo tempo, reduzindo assim a poluição da atmosfera devido à diminuição da emissão de gases, nomeadamente as formas reativas de azoto.
Pede aos teus pais para darem passeios a pé ou de bicicleta contigo. Além de ficarem todos em boa forma é muito divertido passear em família.

7. O que é a Pegada do Azoto?

A Pegada de azoto é um modelo de computador que permite calcular a quantidade de azoto que é libertada para o ambiente, através dos hábitos de consumo de alimentos e energia de cada pessoa. Se fores amigo do ambiente como te mostrámos, a tua pegada é pequenina e a natureza agradece-te.