QUEM SOU?


Olá! Eu sou o azoto! Fui descoberto no século XVIII pelo Senhor Daniel Rutherford. Eu sou um dos elementos químicos da tabela periódica mais famosos na Terra.


Sou conhecido por Azoto mas sou o N para os amigos. Eu sou um gás inerte, ou seja, não reajo a provocações de outros gases em circunstâncias normais. A minha forma normal é de N2 (azoto não reativo). Mas posso também formar compostos reativos (Nr) porque faço parte de um ciclo muito importante.

 


Através do ciclo do azoto, eu desço à Terra e com a ajuda das minhas amigas bactérias eu consigo sofrer vários processos de transformação. Depois, os compostos nos quais me transformo são deitados no solo e ajudam as plantas e os outros seres vivos a desenvolverem-se. Quando acabo a minha função na Terra volto à atmosfera e assim completo o ciclo do azoto que se repete sem parar há milhares de milhões de anos…
Estou sempre a trabalhar, sempre em movimento!

 




ONDE ESTOU?


Eu faço parte de 78% da atmosfera e tenho a capacidade de me transformar em variados compostos:

 

AZOTO NÃO REATIVO, AZOTO REATIVO E NITRATO

 

 

 

 

 

 

ÓXIDO NITROSO, ÓXIDO DE AZOTO E AMONÍACO

 

Estes compostos estão presentes na água, nos solos e nos seres vivos. E quando estão em excesso no ambiente podem causar muitos problemas de poluição.

 

 

PORQUE SOU TÃO IMPORTANTE PARA TI?


Eu sou usado para construir aminoácidos, proteínas e DNA. Todos eles fundamentais, pois contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e o funcionamento de todos os seres vivos, garantindo a tua sobrevivência.

 

QUAL É A MINHA UTILIDADE?


Posso ser utilizado no fabrico de fertilizantes e adubos que vão ajudar a produção das plantas. Sou usado também na conservação de alimentos, para impedir a sua oxidação e o aparecimento de bolores (aqueles fungos que cheiram mal e têm umas cores esquisitas). Com o desenvolvimento da tecnologia, descobriram que sou capaz de conservar os órgãos e o sangue das pessoas. Como vês sou muito requisitado na indústria e na medicina!