PERGUNTAS FREQUENTES

 

1. Qual é a importância do azoto na terra?

O Azoto (N) é um dos elementos químicos mais importantes na Terra, sendo o maior componente dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos. É fundamental para a sobrevivência das plantas e dos animais.

2. Qual a diferença entre azoto não reativo e azoto reativo?

Os compostos de azoto podem ser agrupados em Azoto não reativo (N2) e Azoto reativo (Nr). O Azoto não reativo é um gás inerte e inofensivo que constitui cerca de 78% da atmosfera. No entanto, a sua forma nem sempre está disponível para os organismos vivos a fixarem. Os seres humanos e os outros seres vivos requerem azoto reativo para sobreviverem e se desenvolverem. Por outro lado, os compostos de azoto reativo incluem o óxido de azoto (NOx), o nitrato (NO3-), o óxido nitroso (N2O), o amoníaco (NH3) e o amonião (NH4+). Estas formas possuem uma elevada mobilidade encontrando-se nos solos, nas águas e no ar. Quando estas formas de azoto reativo se encontram em excesso no ambiente podem causar impactos negativos.

3. Em que consiste o ciclo do azoto?

O ciclo do azoto é um conjunto de processos pelos quais o azoto circula entre as plantas no solo, a água, o ar e todos os seres vivos. O ciclo do azoto é um dos ciclos mais importantes na Terra. Tratando-se de um elemento com grande mobilidade, o azoto é afectado pelos processos físico-químicos e biológicos que influenciam o seu percurso no ciclo do azoto. Cerca de 78% da atmosfera é constituída por azoto não reativo (N2), mas a maioria dos seres vivos é incapaz de aproveitá-lo no seu metabolismo. Os únicos seres que fixam o azoto são as bactérias, as cianobactérias e os fungos por apresentarem enzimas apropriadas a essa função. Estes seres vivos transformam o azoto não reativo em amonião. No processo de nitrificação outras bactérias transformam o amonião em nitritos e em nitratos. Estas três substâncias são utilizadas pelas plantas para a produção de compostos orgânicos azotados que serão aproveitados pelos animais. O ciclo fecha-se quando certas bactérias realizam um processo chamado disnitrificação, formando o azoto molecular (N2), que devolvem a atmosfera na forma de gás.

4. De que forma é que o azoto se pode perder para o ambiente?

O azoto pode perder-se para o ambiente (água e ar) através das seguintes formas:
· Perda por erosão e escoamento superficial ‒ Estas perdas dependem do clima, da topografia, do tipo de coberto vegetal e das características do solo;
· Perda por lixiviação ‒ Esta perda ocorre quando a precipitação excede a evapotranspiração dependendo do clima, das características do solo, das práticas de fertilização azotada e da rega;
· Perdas gasosas por volatilização ‒ Os dejetos dos animais aumentam as perdas de amoníaco por volatilização, o mesmo acontece nas pastagens e nos solos em pousio. O aumento do pH faz aumentar a concentração de amoníaco. O aumento da temperatura reduz a solubilidade de amoníaco provocando um aumento da perda de amoníaco por volatilização.

5. De que forma é que o azoto reativo afecta o ambiente?

O azoto reativo inclui todas as formas de azoto que são ativas nas suas formas biológica, fotoquímica e radioativa. Os compostos de azoto que estão incluídos neste grupo são: o óxido de azoto (NOx), o nitrato (NO3-), o óxido nitroso (N2O), o amoníaco (NH3) e o amonião (NH4+). As formas reativas de azoto são aquelas que possuem elevada mobilidade, capazes de se propagarem com um efeito cascata no ambiente, afetando os solos, as águas, o ar e a biodiversidade, estando na origem das chuvas ácidas, “smog”, perda de biodiversidade, entre outras consequências negativas.

6. Quais são as aplicações do azoto na indústria?

O azoto tem inúmeras aplicações na indústria agrícola, química, alimentar, eléctrica e metalúrgica:

  1. É utilizado no fabrico de fertilizantes;
  2. É utilizado para diluir reagentes;
  3. É utilizado para evitar oxidação nos alimentos e inibir o desenvolvimento de bolores;
  4. O azoto líquido é utilizado pelas indústrias de transporte relacionadas com o ramo alimentar para sistemas de refrigeração e congelamento;
  5. É utilizado na indústria elétrica para evitar oxidações e reações químicas indesejáveis;
  6. É utilizado na criobiologia para conservação de sangue, medula óssea, tecidos, órgãos e células reprodutivas;
  7. O azoto líquido é utilizado em dermatologia para queimar verrugas e pequenos tumores benignos.

7. O que é a pegada do azoto?

A pegada de azoto é um indicador. Tal como todos os indicadores, como por exemplo a pegada ecológica e a pegada do carbono, tem como objetivo chamar a atenção do público e aumentar o conhecimento sobre o problema. Este indicador foi criado por uma equipa de cientistas americanos em 2012 com o objetivo de sensibilizar a população para as questões relacionadas com o azoto e perceber como é que os nossos hábitos condicionam as perdas de azoto para o ambiente.

8. O que é o calculador de azoto?

O calculador de azoto é um modelo que tem como objetivo calcular as perdas de azoto para o ambiente a partir dos hábitos de consumo de cada indivíduo no que diz respeito aos alimentos e à energia. O resultado obtido através deste calculador é em kg de azoto por pessoa por ano.

9. Porque devo tomar medidas para a diminuir a minha pegada de azoto?

Todas as medidas descritas na página “Diminui a tua pegada” são fundamentais para diminuir a pegada de azoto. Uma vez que a diminuição individual da pegada, vai levar a uma diminuição global de quantidade de azoto reativo no ambiente e respectiva diminuição da poluição nos solos, nas águas e no ar, minimizando assim o efeito de estufa.

Porque, se cada um de nós se preocupar em realizar pequenos gestos, todos teremos um mundo melhor!